Você está em: Início / Notícias / Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE DE DAVINÓPOLIS FORTALECE CAMPANHA FEVEREIRO ROXO E LARANJA: CAMPANHA CONSCIENTIZA SOBRE PREVENÇÃO A QUATRO DOENÇAS

No mês de fevereiro duas cores fortes serão símbolos para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde. Em Davinópolis as unidades de saúde do município tem programação especial voltada para conscientização das enfermidades e atendimento específico.

A cor roxa foi escolhida para simbolizar o combate a Lúpus, Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, duas doenças autoimunes e uma degenerativa que têm muita relevância e são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual.

A cor Laranja é marcada pelo combate à leucemia, e tem como principal missão alertar a população sobre a doença e a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce.

As quatro doenças não têm hora para se manifestarem, e podem ser diagnosticadas precocemente. Por isso, a campanha foi criada para disseminar informações sobre essas doenças.

“As doenças contempladas pelas campanhas de fevereiro não são contagiosas e, com o tratamento correto, podem ser enfrentadas com mais qualidade de vida. Queremos que a população saiba disso e sinta que pode contar conosco mesmo em momentos de adversidades”, explica o Secretário de Saúde Winas Borges.

LÚPUS
O que é?
Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas.
Quais os sintomas?
Confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga.

MAL DE ALZHEIMER
O que é?
Doença degenerativa que destrói as células cerebrais.
Quais os sintomas?
Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia-a-dia.

FIBROMIALGIA
O que é?
Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo.
Quais os sintomas?
Dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória.

LEUCEMIA

A leucemia, um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções.
Com causas desconhecidas, a doença costuma se manifestar de forma repentina e agressiva. No entanto, as perspectivas de cura são boas — as chances de se recuperar chegam a 90%, caso seja diagnosticada nos estágios iniciais.
Para que isso seja possível, é necessário ficar atento a alguns sinais de alerta. Os principais sintomas de leucemia são:
• Dores nas articulações e nos ossos;
• Febre persistente, sem razão aparente;
• Infecções frequentes;
• Sangramento nasal e na gengiva;
• Perda de peso involuntária;
• Surgimento repentino de hematomas no corpo;
• Tontura frequente

Caso apresente algum desses sintomas, procure um médico imediatamente. A suspeita de estar com uma doença séria é difícil, mas é preciso manter em mente que, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, mais rápido o início do tratamento para solução do problema.

Dúvidas, mais informações, ligue 64 3697 – 1260, Secretaria Municipal de Saúde.