História
Em 1948, José David de Souza e sua esposa Dª Dorcília Cândida de Jesus doaram uma área de aproximadamente 10.000 m² à Prefeitura Municipal de Catalão para a construção de uma escola rural, dando origem ao município.
Por volta de 1950, apareceram as primeiras casas nos arredores da escola, passando o local a ser conhecido pelo nome de Grupo. Naquele ano, foi construída a ponte sobre o Rio São Marcos, que além de facilitar o escoamento dos produtos da região deu grande impulso ao povoado. Passou a ser denominado Povoado da Barra, por sua proximidade das barras do Rio São Bento com o Rio São Marcos, e deste com o Rio Paranaíba.
Em 1952, outra ponte foi edificada, então sobre o Rio São Bento, obra da maior importância para a localidade.
O topônimo é em homenagem à família de David de Souza, cujo chefe, José David de Souza foi o fundador da localidade.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Davinópolis (ex-povoado de Barra), pela Lei Municipal n.º 20, de 19-08-1963, subordinado ao município de Catalão.
Elevado à categoria de município com a denominação de Davinópolis, pela Lei Estadual n.º 4.928, de 14-11-1963, desmembrado de Catalão. Sede no atual distrito de Davinópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.
Fonte: IBGE