Você está em: Início / Notícias / Saúde

Diogo, Nelson e Winas entregam tabletes a agentes e equipamentos as unidades de Saúde

O papel e a caneta eram instrumentos costumeiros na rotina dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Davinópolis, porém, estão com os dias contados. No final da tarde desta quinta-feira, 30/7, marcou a entrega de 10 tabletes multilaser, notebooks, impressoras, tv e datashow . E, que serão utilizados pelos profissionais daqui em diante. A distribuição dos aparelhos ocorreu no auditório da ESF Sudário Jose Rodovalho e contou com a presença do secretário de Saúde Winas Martins Borges, a enfermeira e coordenadora da ESF Valéria Cristina Silva de Souza, além do prefeito Diogo Rosa Nunes, e do vice Nelson Machado da Silva. Os equipamentos foram comprados com recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.

As Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), acreditam que a ferramenta tecnológica irá auxiliar muito nos trabalhos realizados. “Antes quando íamos nas casas tínhamos que anotar tudo num papel para depois lançar no computador, agora faremos diretamente no tablet e assim as informações chegarão corretamente o mais rápido possível”, aprova. As Agentes contam que a aquisição dos aparatos já era um pedido dos profissionais há um bom tempo. “Estávamos aguardando ansiosamente, fico feliz em poder fazer parte deste processo”, alegra-se.

O secretário de Saúde Winas Borges explica que a medida visa otimizar o serviço, constando todas as informações da Secretaria de Saúde. De acordo com o secretário, a transição para o sistema digital vem ocorrendo a algum tempo, com a implantação do sistema. “Os agentes já foram treinados e já sabem como usar. Dúvidas eventualmente podem surgir e os responsáveis pelo sistema esclareceram possíveis dificuldades”, esclarece. Winas cita que foram adquiridos ainda notebooks, datashow, tvs, impressoras, dentre outros num investimento total no valor de R$ 225 mil de recursos repassados do Ministério da Saúde, aonde o material irá informatizar os setores das unidades de saúde do município, melhorando o atendimento à população e também as condições de trabalho dos profissionais.

“A saúde de Davinópolis, vem passando nos últimos meses, e em especial recentemente, por uma verdadeira reestruturação, no sentido de melhores estruturas e equipamentos. Apesar de um município bom e com pouca renda própria, estamos modernizando toda a estrutura com intuito de reduzir a dependência dos grandes centros em procedimentos mais simples, e elevar a qualidade da saúde aos padrões de protocolo”, afirmou o vice-prefeito, Nelson Machado.

Por fim, o prefeito de Davinópolis, Diogo Rosa, comentou: “É uma conquista relevante da gestão, que na pessoa do secretário Winas Borges, vem fazendo uma administração impecável, e que nesse saldo todo, ganha a sociedade e todos aqueles que utilizam os serviços públicos de saúde”, finalizou.