Você está em: Início / Notícias / Meio Ambiente

Davinópolis: SEMMA e parceiros participam pelo 2º ano consecutivo da Virada Ambiental

Este ano a propriedade do Sr. Mário Pereira da Silva, na região do Capão Cavalo conhecida por Porto dos Pereira foi a beneficiada com a ação
Pelo segundo ano consecutivo acontece nesse mês de novembro o programa Virada Ambiental, criado recentemente, e que vem se expandindo rapidamente devido ao seu elevado grau de importância. A iniciativa já está sendo levada inclusive para outros estados. Em 2019 foram plantados cerca de 500 mil mudas pelas prefeituras goianas e esse ano o número será superior. Considerado atípico devido a pandemia da Covid 19, o evento está acontecendo com a realização de outras ações além do plantio. Desta vez o evento não acontece em apenas um dia, dia 22 de novembro, mas as prefeituras têm a liberdade de promovê-lo em qualquer período do mês.

Participam como parceiros a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Universidade Federal de Goiás UFG), ANAMMA, CREA-GO, Ministério Público, Receita Federal, Saneago, , Assembleia Legislativa, Secretaria da Agricultura (Seapa), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Emater e a Prefeitura de Davinópolis através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Parceiro da atividade, o diretor da Emater de Davinópolis, Emerson Rodovalho disse que foi plantado mudas de jatobá, angico, parica, buruti, baru e jacarandá mimoso.

De acordo com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Thaís Martins, nesta segunda dia 23 de novembro foi promovida mais uma ação de recuperação de nascente do município de Davinópolis, desta vez na propriedade do Sr. Mário Pereira da Silva, na região do Capão Cavalo conhecida por Porto dos Pereira. “As nascentes são fontes de água valorosas para a humanidade, tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta ações como essa são de extrema importância.”

Para o Sr. Mario Pereira proprietário beneficiado com a ação, salientou que recuperar uma nascente de água é tudo, a gente vê tanta destruição e poucos estão empenhados em fazer o que fizemos hoje, plantamos as mudas para recuperação e preservação de uma nascente a água é o bem mais precioso que nós temos e com pequenas atitudes pode ter grandes transformações no meio ambiente fiquei muito feliz de fazer esse serviço, eu sonho em recuperar todas as nascentes de água do nosso município de Davinópolis, acho que é nossa obrigação contribuir um pouco pela destruição que já causamos a natureza, então quero agradecer a cada um de vocês da Secretaria de Meio Ambiente e demais que fizeram parte da equipe nos serviços, quero que Deus ilumine todos nós e que daqui para frente possamos continuar na luta.