Você está em: Início / Notícias / Assistência Social

Davinópolis: Prefeitura via Assistência Social e CRAS junto com SENAR promovem curso de jardinagem

A atividade seguiu todas as normas preventivas à pandemia do coronavírus, sendo ministrada por instrutor do SENAR Goiás numa carga horaria de de 24 horas de aulas teóricas e práticas, distribuídas em 3 dias

(Reprodução)

Entre os dias 25 e 27 de janeiro, a Prefeitura de Davinópolis, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e CRAS, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a EMATER, seguindo todas as normas preventivas à pandemia do Coronavírus como: o aferimento de temperatura, uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social, promoveu o curso de jardinagem. O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR e engenheiro agrônomo, Joaquim Alves da Costa Júnior. O conteúdo do curso tem a carga horária de 24 horas de aulas teóricas e práticas.

De acordo com o instrutor do curso, Joaquim Alves Júnior, o treinamento aborda técnicas de paisagismo e cuidados com as plantas para melhorar a organização e agregar valor às propriedades rurais. "É um curso muito procurado pelos produtores da região que querem aprender como aplicar as técnicas em suas casas para aperfeiçoar seus jardins, fator que valoriza as propriedades em até 30% no mercado", destaca. A capacitação ensinou aos produtores, sobre o manejo das plantas, desde uma simples muda, além da hora do plantio, manutenção, período ideal para podas, preparo e uso de adubos, replantio e ornamentação.

"Os produtores costumam pegar as mudas com seus vizinhos e plantar sem conhecerem bem as técnicas que avaliam, entre outros aspectos, as condições climáticas e as características de cada planta na hora do cultivo. O curso possibilita essa maior organização, além do maior cuidado, aperfeiçoamento e embelezamento dos jardins", reforça Joaquim Júnior ao ressaltar que o treinamento também reutiliza materiais disponíveis nas propriedades, como palanques e madeira.

A Coordenadora do CRAS Débora Moretti, ressaltou o principal objetivo do curso, que é fazer a formação profissional de jardinagem.

A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social Noêmia Nunes Rosa, agradeceu a participação de todos neste 1° curso em sua gestão da pasta em parceria com o CRAS, SENAR e EMATER, de muitos que iremos realizar ao longo destes 4 anos, o qual seguimos rigidamente todas as normas de recomendação da pandemia da Covid-19. Enalteceu o trabalho de toda a sua equipe da Assistência Social e disse está a disposição do CRAS como de toda a população.

O prefeito de Davinópolis Diogo Rosa sintetizou que a parceria das entidades é salutar para o município e assim podemos gerar conhecimento e qualificação a nossa comunidade.