Você está em: Início / Notícias / Educação

Aulas presenciais retornam em Davinópolis com protocolos sanitários e de biossegurança

Neste primeiro momento, o retorno presencial é opcional, cabendo às famílias decidirem se enviam os filhos para a escola ou não. As aulas não presenciais estão mantidas. As salas de aulas iinicialmente receberam 50% da capacidade da escola, percentual definido entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde.
"Dia histórico", é assim que a prefeitura enxerga o dia 16 de agosto, depois de 1 ano e 4 meses com aulas presenciais suspensas, o retorno à escola é cheio de regras, mas com a expectativa de que em breve todo mundo vai voltar ao normal.

Transporte escolar municipal, seguindo todos os protocolos de prevenção a COVID-19

Titular da pasta da Sec. de Educação, Lorena Damas fala que retorno é seguro dentro dos protocolos que foram criados e que as crianças precisam voltar ao ensino presencial.

"Elas já estavam em casa há um ano e quatro meses, somente com aulas remotas. Nós sabemos de todas as dificuldades do ensino remoto, então essa forma presencial, não só pela questão pedagógica, como pela socialização da criança no ambiente escolar é muito importante", frisa.

Lorena Damas entrega a profissionais da Educação, acessórios para melhorar a comunicação entre professor e aluno.

Durante todo este período, a Prefeitura juntamente com a Sec. de Educação, se preparou com muito planejamento, incluindo a vacinação dos profissionais de educação e os protocolos que incluem número de alunos reduzidos, conforme a realidade de cada unidade escolar e tamanho das salas, além de fornecimento de todo os equipamentos de segurança, além disso, foi nomeada uma comissão independente para fiscalizar o cumprimento dos protocolos.

Na entrada, os funcionários usam máscara, avental, touca e face shielde além de auferir a temperatura de todos que adentram ao ambiente escolar. "Todo este preparo foi muito importante, porque nós estamos há algum tempo com essa pandemia e precisamos retornar aos poucos e ir lidando com essa situação", Comenta o Prefeito Diogo Rosa.
Diogo fala que este é um momento histórico, assim como foi o início das aulas presenciais em 2020, antes da confirmação de casos de covid no Estado. "Com certeza é um dia histórico, assim como foi lá atrás. Começamos com todo entusiasmo e de repente veio a pandemia. Tivemos de nos readequar e aprender a lidar com essa situação de atender as crianças em casa, os professores montaram salas de aula dentro de casa", recorda.

"Tudo isso é novo, nós nunca vivenciamos isso, mas se Deus quiser, daqui uns dias estaremos de forma normal lidando com essa situação", finaliza o Prefeito.

Diretora de uma das unidades escolares do município, Rejane Felix, explica que na unidade que tem 143 alunos, a adesão ao presencial foi de 50% dos pais. "Desde o ano passado a gente vem se organizando. A gente tem que passar segurança para o pai quanto ao nosso trabalho. Eu não posso dar brecha para o pai ter dúvida", enfatiza